"Mas esses valores a receber, afinal é fake ou é fato?!"
Primeiramente, é FATO! Mas tem rolado muita fake news por aí a respeito do assunto. Calma que vamos te explicar tudo!
O Sistema de Valores a Receber - SVR foi criado pelo Banco Central e está disponível as consultas dos valores que cada CPF tem para receber desde o dia 14/02/2022 exclusivamente pelo site valoresareceber.bcb.gov.br. Com tantas consultas o site agora funciona com "horário marcado", você informa seu CPF e data de nascimento e ele te dá um dia e horários que você pode entrar e consultar os valores a receber.
De onde vem esse dinheiro a receber? Se refere a quê?
Essa é a primeira etapa de recebimento e estão incluídos os valores referentes a:
contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível;
tarifas cobradas indevidamente, desde que o banco tenha firmado com o BC compromisso de devolver valores;
parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que o banco tenha firmado com o BC compromisso de devolver valores;
cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito;
recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados.
Esse recurso $$ vem das próprias instituições financeiras que fizeram as cobranças ou tiveram os recebimentos de seus clientes e enviaram todas as informações ao Banco Central.
Quais são as Fake News a respeito desses valores a receber?
As principais envolvem a antecipação desse valor ou "facilitadores" do recebimento. São pessoas, obviamente, mal intencionadas que pegam seus dados tanto para desviar esse recurso, quanto para coletar seus dados para outros golpes e usos ilegais. E esse golpe se dá por várias formas:
Outros sites além do oficial;
Envio de links para confirmação de dados para receber;
Pedir o envio de sua senha, email e outros dados por email, Telegram, WhatsApp e SMS;
Pagamento de taxas para consultar o valor a receber.
Tudo isso NÃO EXISTE para esse recebimento. Qual o verdadeiro passo a passo para fazer esse recebimento? Entre no site do Banco Central valoresareceber.bcb.gov.br e siga o passo a passo que aparece na tela. A consulta é feita dentro do própria site, na página público: valoresareceber.bcb.gov.br/publico Ficou com alguma dúvida? Não tem problema! O site do Banco Central esclarece a maioria delas e no vídeo abaixo explica como funciona o recebimento:
Compartilhe essa notícia verdadeira com seus amigos e colegas, e se precisar de algum dos nossos serviços contábeis, entre em contato com a gente pela forma que achar mais prática!
Comments